3 decisões estratégicas

3 decisões estratégicas que você deve tomar

Assista esta reflexão no meu canal no Youtube: https://youtu.be/sXTx5CxR9PY

Se recebesse alguns conselhos de um veterano, selecionado entre os melhores dos melhores da tropa de elite dos fuzileiros navais americanos, você prestaria atenção?

Foi o que fiz ao ler Unleash the warrior within (Desperte o guerreiro interior), de Richard “Mack” Machowicz, que foi empresário, ex-combatente e apresentador de vários programas do Discovery Channel relacionados à área militar.

Para você ter uma ideia de um dos desafios que Mack passou em sua formação como SEAL (a elite dos Marines), posso citar o programa BUD/S, de demolição subaquática. De cada mil fuzileiros alistados, apenas 15 passam no teste para o BUD/S; destes, apenas 30% passam pelos primeiros seis meses do programa, incluindo aí a sexta semana, que é chamada de Hell Week (Semana do Inferno). Para quem assistiu o filme “Até o limite da honra”, com Demi Moore, esta é a semana em que se passa a história, só que na vida real o buraco de bala é mais embaixo.

Em seu livro, Mack lembra bem que, no fogo cruzado entre a vida e a morte, complexidade mata e simplicidade é sinônimo de sobrevivência. Para se sobressair em um campo de batalha, três pontos devem estar muito bem claros em sua mente e devem ser decididos exatamente nesta ordem:

  • Alvo.
  • Arma.
  • Movimento.

De todos os três, o essencial é o alvo. É ele que determina toda a sua estratégia e as táticas que serão necessárias para alcança-la. Dependendo do alvo, existirá uma variedade de armas que podem ser usadas. Dependendo da arma escolhida, saberemos que tipo de movimentação precisaremos. Movimentar-se com um tanque de guerra é bem diferente de movimentar-se furtivamente como um atirador de elite.

Este raciocínio vale não apenas para as batalhas militares, mas também para todos os desafios que enfrentamos no dia a dia. Primeiro precisamos definir nossos objetivos e metas. De acordo com as metas, escolhemos as ferramentas e habilidades que usaremos. De acordo com as ferramentas, temos protocolos e rotinas que serão estabelecidas até que cada meta seja alcançada e, finalmente, o objetivo seja atingido.

No calor da batalha, lembre-se:

  1. Você determina o alvo.
  2. O alvo determina a arma.
  3. A arma determina a movimentação.

A sua habilidade de focar no alvo determinará o sucesso ou o fracasso.

Como escolher o alvo? Isto é assunto para outro artigo.

Infelizmente Richard “Mack” Machowicz perdeu sua última batalha, para um câncer no cérebro. Mas deixou um legado de documentários, reality-shows e livros. Confira parte de sua obra no link abaixo:

https://www.amazon.com.br/Richard-Mack-Machowicz/e/B01IIPNU5K%3Fref=dbs_a_mng_rwt_scns_share

Compartilhe esta ideia.

Deus te abençoe!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *