Com o perdão do trocadilho, “há tempos” Renato Russo já cantava:
Meu amor, disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
Lá em casa tem um poço
mas a água é muito limpa.
Uma banda de origem punk exaltar a disciplina mostra como ela pode nos trazer um de dois resultados: a liberdade e a opressão.
- Disciplina aliada a um propósito maior e melhor nos dá a liberdade para trilhar os caminhos da criatividade, temperança e resiliência.
- Disciplina aliada a um propósito aviltante e opressor nos escraviza nas prisões da mesmice, da rigidez e da estupidez.
Onde está a diferença?
Quando a disciplina é direcionada de fora para dentro ela tende a ser negativa. Um ditador controla o ambiente e os comportamentos das pessoas até que tenha oprimido o suficiente os corações e as mentes delas, matando com isso os sonhos, a criatividade e a força de vontade, ou seja, tudo o que ameace a sua posição de poder. Controlamos nossos comportamentos e escondemos nossas intenções quando queremos impressionar os outros e ocultar quem realmente somos.
Quando a disciplina vem de dentro para fora, ela tende a ser positiva. Uma pessoa com um temperamento agressivo que voluntariamente comece a exercitar a meditação com o intuito de desenvolver seu autocontrole treinará sua mente até que, em situações em que é confrontado, passe a praticar o princípio da não agressão, pois sabe do mal que é capaz de fazer se perder o controle. Controlamos nossas intenções e também nossos comportamentos quando queremos melhorar quem realmente somos e buscamos conviver melhor com os outros.
Entretanto vivemos em um mundo que tende a ser cada vez mais superficial. Estamos perdendo a habilidade de enxergar a disciplina como nossa aliada. Estamos sendo (mal) educados a sempre satisfazer às nossas vontades, tendo o prazer imediato como alvo central de nossas vidas e a banalidade como nossa rotina diária.
Fomos tão programados a buscar a pequeneza do “mais legal” e do “agora” que ficamos emocionalmente cegos para tudo o que realmente vale a pena na vida. Esquecemos que aquilo que realmente vale a pena na vida pode demorar a vida inteira para ser alcançado com grandeza.
Esquecemos que a boa disciplina não tem a ver com a nossa vontade para o momento. Disciplina bem usada tem a ver com a nossa vontade para nossa vida, mesmo que dure “uma vida” para conseguir.
Disciplina é fazer:
- • O que precisa ser feito.
- • Quando precisa ser feito.
- • Independentemente de nossa vontade imediata.
Quando um músico, além de seu dom, se dedica por anos à boa disciplina necessária para aprimorar sua técnica, depois de um bom tempo terá a liberdade para criar e executar melodias complexas e maravilhosas, sem as limitações que viriam de um pulmão fraco ou de dedos lentos e descoordenados.
Quando um atleta, além de sua predisposição genética, se sujeita à boa disciplina de um treinamento rigoroso, alimentação balanceada e sono controlado, terá a liberdade para competir em alto nível sem se preocupar com os movimentos necessários para uma alta performance, pois estes já terão sido ajustados e repetidos à exaustão, até que tenham se tornado instintivos.
Quando um vendedor, além de seu carisma natural, se sujeita à boa disciplina dos estudos, planejamento e melhoria contínua de seu produto e de sua habilidade de lidar com o ser humano, terá a liberdade para ler melhor o mercado, enxergar e aproveitar oportunidades que outros não enxergam e negociar acordos de forma a fechar bons negócios tanto para ele como para seus fiéis clientes.
Sem disciplina, o músico inábil cai na mesmice, o atleta cai no primeiro obstáculo e o vendedor cai na primeira crise.
Com disciplina todos eles podem viver para alcançar todo o seu potencial.
Eu quero viver para alcançar todo o meu potencial. Para isso, espero sempre optar por usar a disciplina para libertar o que há de melhor em mim e em todos aqueles que me rodeiam, dia após dia.
Nem sempre será fácil, nem sempre será prazeroso, nem sempre verei o resultado “agora”. Mas mesmo que não consiga atingir o alvo, terei vivido uma vida que terá valido a pena.
E você, está disposto a fazer o que precisa ser feito, quando precisar ser feito, independentemente de sua vontade imediata?
Compartilhe esta ideia.
Deus te abençoe!
Deixe um comentário